A ambliopia, comumente conhecida como olho preguiçoso, é a condição ocular observada pela visão reduzida, não corrigível por óculos ou lentes de contato. A condição não se deve a nenhuma doença ocular; o cérebro, por algum motivo, passa a não reconhecer completamente as imagens vistas pelo olho ambliópico. Quase sempre afeta apenas um olho, mas pode se manifestar com a redução da visão nos dois olhos. Estima-se que 3% das crianças menores de seis anos tenham alguma forma de ambliopia.
O apelido “olho preguiçoso” é derivado do pensamento de que o olho com boa visão apresenta maior esforço para suprir a carência do olho afetado. Muitas pessoas confundem olho preguiçoso com estrabismo, a qual é a condição de “olhos cruzados” ou qualquer tipo de virada nos olhos. Porém, trata-se de um equívoco, pois são ocorrências distintas, e ambliopia pode existir com ou sem estrabismo.
A ambliopia pode ser tratada?
O olho ambliópico simplesmente não vê com clareza. Por quê? Devido a graus elevados de miopia, astigmatismo e/ou devido à prevalência de estrabismo. O cérebro suprime (desativa) as informações nesse olho, e essa supressão afeta negativamente o desenvolvimento da visão.
Devido à plasticidade cerebral, a ambliopia pode ser tratada. O circuito do cérebro pode realmente mudar a qualquer idade. Usamos a terapia da visão para treinar novamente o sistema visual. Isso inclui não apenas os olhos, mas também o cérebro e as vias visuais.
Sem dúvida, a terapia visual é mais eficaz quando administrada em idade precoce. A plasticidade do cérebro geralmente diminui à medida que a pessoa envelhece. A ambliopia em adultos pode ser tratada por meio de três abordagens. Observe que uma ou todas elas podem ser necessárias. Em última análise, vai depender do diagnóstico individual.
O tratamento inclui:
- Óculos ou lentes de contato (lentes adequadas podem ajudar a reduzir o estresse, para que o olho subutilizado possa começar a trabalhar com mais eficiência). Lentes de prescrição podem ser indicadas para ajudar a melhorar a visão binocular, sendo de grande importância a prescrição correta da lente;
- Em alguns casos, forçar o olho mais fraco a trabalhar, bloqueando ou embaçando o olho favorecido com lentes especiais, tapa-olho ou colírio.
- Terapia visual, que consiste em uma série de exercícios e atividades que ajudam a melhorar as habilidades visuais. No caso da ambliopia, a terapia visual ajuda a desenvolver a visão binocular de um indivíduo. Um programa de terapia visual ajudar a equalizar a visão nos dois olhos, melhorar a coordenação ocular e restaurar a visão única e clara. Esse é o tratamento mais eficaz, pois aborda a causa raiz da ambliopia.
No entanto, alertamos os adultos sobre programas on-line que prometem curas milagrosas para ambliopia por meio de exercícios oculares ineficazes. O melhor tratamento para a doença é um programa individualizado de terapia da visão optométrica supervisionada por um optometrista do desenvolvimento.
O tratamento para olho preguiçoso varia conforme a gravidade da condição e da cobertura do seguro de saúde. A maioria dos programas de terapia visual dura de seis a nove meses. Não há procedimento cirúrgico para ambliopia.
Complicações
Se não for tratado, o paciente pode eventualmente perder a visão no olho afetado. Em geral, essa perda é permanente. Segundo o National Eye Institute, o olho preguiçoso é a causa mais comum de comprometimento da visão de olho único em adultos jovens e de meia-idade nos Estados Unidos.
Quer saber mais? Clique no banner!